Unificação do Orçamento Impositivo será decidida pelo presidente da Câmara

11 de dezembro de 2013

Política



Unificação do Orçamento Impositivo será decidida pelo presidente da Câmara
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-11/unificacao-do-orcamento-impositivo-sera-decidida-pelo-presidente-da-camara
Dec 11th 2013, 13:21


Carolina Gonçalves e Paulo Vitor Chagas

Repórteres da Agência Brasil
Brasília – Está nas mãos do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a decisão sobre a reunificação das propostas de emenda constitucional (PECs) que tratam do Orçamento Impositivo e do financiamento da saúde. Deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram hoje (11), separadamente, a admissibilidade de cada proposta. Com este resultado a bancada do PT deve apresentar requerimento para juntar as duas matérias em uma única proposta como era originalmente.
Até o início da tarde à Mesa Diretora da Câmara não tinha qualquer registro do requerimento. Com o pedido, Alves decidirá se acata ou não a unificação dos textos e pode instalar imediatamente a comissão especial que deverá se pronunciar sobre o assunto no prazo de até 40 sessões do plenário.
A comissão especial que analisa PECs é formada por até 20 integrantes. A expectativa é que Alves mantenha a composição que foi definida quando a PEC voltou do Senado, depois do acordo com o governo que garantiu que 1,2 % da receita corrente líquida da União fosse destinada anualmente para as emendas individuais – os investimentos que senadores e deputados definem como prioritários nos estados e municípios. A condição imposta pelo governo para acatar a demanda legislativa foi que metade destes recursos fosse obrigatoriamente usado em projetos da área de saúde.
O novo cenário aponta que não existe chance do orçamento impositivo ser aprovado este ano. E esta discussão tem travado o avanço na votação da Lei Orçamentaria Anual (LOA) de 2014.
Durante um café da manhã com jornalistas, o vice-presidente, Michel Temer, disse que também já trabalha com a possibilidade de deixar a votação do Orçamento Impositivo para fevereiro. Segundo sua avaliação, com o prazo apertado para a apreciação da PEC ainda este ano, os parlamentares podem votar a Lei Orçamentária Anual nas próximas semanas e a base aliada deveria manter o mesmo acordo para 2014.
Para Temer, nesse caso seria necessário que os "líderes assinem uma declaração se comprometendo a votar no ano que vem". "Vota o orçamento agora e o impositivo no ano que vem", disse.
Ainda sobre as próximas articulações em relação ao assunto, o vice-presidente disse que é importante que os líderes da base aliada, caso consigam os acordos trabalhem para que a presidenta Dilma Rousseff não vete a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que já inclui trechos do Orçamento Impositivo, cujo prazo para sanção termina no dia 24 de dezembro. "Líderes devem se reunir para evitar o veto", comentou.

A Comissão Mista de Orçamento volta a se reunir no início da tarde de hoje para tentar avançar nas votações dos dez relatórios setoriais que compõem a LOA. Desde segunda-feira (9), o colegiado tenta iniciar as votações destes relatórios mas, com a resistência de partidos de oposição que criticam a proposta elaborada em acordo com o governo, vinculando parte das emendas para a área da saúde, impediram que as sessões avançassem com resultados práticos.
Edição: Valéria Aguiar
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/kdt/7qh3fv

Espalhe:

Comentário(s)



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2018 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para Ouni