No Senado, situação e oposição acham que chefe do GSI não precisa falar sobre denúncias de espionagem

4 de novembro de 2013

Política



No Senado, situação e oposição acham que chefe do GSI não precisa falar sobre denúncias de espionagem
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-04/no-senado-situacao-e-oposicao-acham-que-chefe-do-gsi-nao-precisa-falar-sobre-denuncias-de-espionagem
Nov 4th 2013, 22:05


Mariana Jungmann

Repórter da Agência Brasil
Brasília - A intenção do presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), de convidar o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito, para dar explicações sobre espionagem brasileira a diplomatas russos pode não encontrar apoio na Casa.
Ferraço tem conversado com os demais membros da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (Ccai) do Congresso para que uma reunião seja marcada o mais rápido possível. A intenção é apresentar o requerimento para chamar Elito e o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza, para dar explicações sobre a matéria do jornal Folha de S.Paulo que traz as denúncias de espionagem brasileira.
No entanto, nem governistas, nem oposicionistas apoiam a iniciativa. Na opinião do senador tucano Álvaro Dias (PSDB-PR), o governo brasileiro exagerou nas reclamações sobre a espionagem americana e agora mostrou que o mesmo comportamento é praticado pelo Brasil. Para ele, nem a comissão parlamentar de inquérito que foi montada no Congresso para investigar as denúncias de que empresas e órgãos brasileiros vinham sendo espionados terá condições de apurar algo de concreto.
"Não considero isso relevante para o Senado nesta hora. Acho que a presidenta Dilma procurou fazer enorme estardalhaço sobre o assunto, mas as evidências agora mostram que o estardalhaço feito não guardava relação com a coerência, porque o que se praticava de lá para cá também se pratica daqui para lá. Não vejo razão para o Senado perder tempo com esta investigação. O Senado não tem condições de investigar. Aqui nem mesmo CPIs de investigação de escândalo do governo têm tido êxito, imagine se essa terá investigando espionagem", avaliou Álvaro Dias.
O líder do PT no Senado, senador Wellington Dias (PI), também não considerou adequado promover uma audiência pública para tratar das denúncias da Folha de S.Paulo. "Em primeiro lugar as autoridades deverão prestar informações sobre a denúncia feita. Eu acho que a partir do convencimento ou não daquilo que for apresentado é que se discute sobre fazer ou não a audiência pública para extrair alguma informação que não foi prestada", defendeu o líder petista.
Wellington Dias disse ainda que não acredita nas denúncias de espionagem brasileira. Na opinião dele, a prática a esse respeito mudou no Brasil após a Constituição de 1988 e todos os governos vêm cumprindo as regras republicanamente desde então.
Mais cedo, o GSI informou, por meio de nota, que as operações de contrainteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em 2003 e 2004, citadas nas reportagens, "obedeceram à legislação brasileira de proteção dos interesses nacionais". De acordo com as matérias, a Abin monitorou diplomatas de três países (Rússia, Iraque e Irã) em três operações e, em outra, investigou a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília no aluguel de um conjunto de salas, por suspeita de que elas eram usadas como estações de espionagem.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/kdt/7qh3fv

Espalhe:

Comentário(s)



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2016 © MAXX Internet - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o portal