Constituintes comemoram os 25 anos da Constituição

29 de outubro de 2013

Política



Constituintes comemoram os 25 anos da Constituição
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-29/constituintes-comemoram-os-25-anos-da-constituicao
Oct 29th 2013, 15:34

Karine Melo, Carolina Gonçalves e Danilo Macedo

Repórteres da Agência Brasil
Brasília – O atendimento especial aos portadores de deficiência física, a demarcação de terras indígenas, a livre manifestação do pensamento, a igualdade, o direito de ir e vir, o voto universal, além de direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, salário mínimo, irredutibilidade de vencimentos, férias e décimo terceiro salário, foram algumas conquistas consolidadas em 1988, e lembradas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta terça-feira (29) durante sessão solene em homenagem aos 25 anos da Constituição.
A cerimônia reuniu os ex-presidentes da República José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva. Os ex-presidentes Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso não compareceram. Segundo o presidente do Senado, Fernando Henrique não foi por causa de uma diverticulite, uma inflamação no aparelho digestivo.
Devido à agenda no Paraná, a presidenta Dilma Rousseff foi representada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, que também foi homenageado. Na avaliação de Temer, o novo conjunto de leis fundamentais do país "permitiu uma estabilidade institucional, hoje, graças à boa aplicação do texto constitucional."
Durante a sessão solene, os ex-presidentes e os atuais senadores que foram constituintes receberam a Medalha Ulysses Guimarães, criada para homenagear pessoas ou empresas que se destacaram na promoção da cidadania e no fortalecimento das instituições democráticas. Foram condecorados também o relator-geral da Constituinte, o ex-senador Bernardo Cabral, e o jornalista Rubem Azevedo Lima, representando a imprensa.
Emocionada, a cantora Fafá de Belém, sempre lembrada por sua militância pelas eleições diretas para presidente na década de 1980, interpretou o Hino Nacional. Em homenagem aos artistas que mobilizaram o povo pela convocação da Constituinte, Fafá também foi condecorada."Em 1964, eu morava em São Paulo e vi, com 7 anos de idade, as tropas entrarem pela 9 de Julho; em 1984, eu voltava a morar em São Paulo e vi o povo brasileiro tomar conta de São Paulo, do Rio, do Brasil inteiro, numa grande onda verde e amarela e declarar que a democracia estava de volta", disse a cantora.



Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/kdt/7qh3fv

Espalhe:

Comentário(s)



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2016 © MAXX Internet - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o portal