Comissão do Senado aprova diplomata indicado para embaixada na Venezuela

17 de outubro de 2013

Política



Comissão do Senado aprova diplomata indicado para embaixada na Venezuela
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-17/comissao-do-senado-aprova-diplomata-indicado-para-embaixada-na-venezuela
Oct 17th 2013, 14:14

Carolina Gonçalves

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovaram hoje (17) o nome do diplomata Ruy Carlos Pereira, 59 anos, para ocupar o cargo de embaixador do Brasil na Venezuela.
Durante a sabatina, Ruy Carlos Pereira, que poderá assumir a representação brasileira em Caracas quando o plenário do Senado ratificar a indicação da comissão, defendeu a permanência da Venezuela no Mercosul.
"A Venezuela no Mercosul estende e estica o Mercosul até o Caribe e faz com que o bloco seja 80% do PIB [Produto Interno Bruto] da América do Sul, 72% do território, 70% da população, 58% do investimento estrangeiro direto, 65% do comércio exterior da região. O Mercosul passa a ter quase 20% das reservas legais provadas de petróleo, sem contar o nosso pré-sal", destacou.
Com a economia venezuelana, o PIB do bloco passou a chegar a US$ 3,3 trilhões e a população, 270 milhões de pessoas. A adesão da Venezuela ao Mercosul foi promulgada em dezembro do ano passado.
Uma série de exigências foram negociadas para que o país, presidido atualmente por Nicolás Maduro, fosse integrado de forma plena ao bloco. O diplomata ainda lembrou que a integração plena da Venezuela vai representar oportunidades para as regiões mais carentes do Brasil.
"O Mercosul desloca para o Norte, com a entrada da Venezuela, o epicentro geográfico do Mercosul. Isso agrega interesses e possibilidade de negócios e oportunidades aos estados do Norte e Nordeste do Brasil", completou.
Pereira citou diversas áreas em que Brasil e Venezuela mantêm relações e disse que os dois países têm a integração regional como mandato constitucional. "Está na nossa Constituição, e a política externa brasileira não pode deixar de brigar pela integração regional e está na Constituição venezuelana", lembrou.
Para o diplomata, a intensificação das relações bilaterais reflete o fortalecimento da integração regional do bloco. Segundo ele, sua atuação na representação brasileira em Caracas será centrada em três pontos estratégicos, entre eles, o aspecto cultural.
"Temos uma tradição de longa data, que vamos superando pouco a pouco, de desconhecer nossos vizinhos, e eles a nós. Outro ponto é a admissão indígena no processo de integração", disse, lembrando as origens da população de países como o Brasil, Paraguai, a Venezuela e a Bolívia.


Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/kdt/7qh3fv

Espalhe:

Comentário(s)



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2016 © MAXX Internet - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o portal