Presidente do Senado diz que governo precisa reforçar segurança de informações

12 de setembro de 2013

Política



Presidente do Senado diz que governo precisa reforçar segurança de informações
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-12/presidente-do-senado-diz-que-governo-precisa-reforcar-seguranca-de-informacoes
Sep 12th 2013, 11:58

Carolina Gonçalves

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje (12) que o governo brasileiro precisa reforçar a segurança de dados, principalmente de setores estratégicos.
"O que nós temos [que fazer] é desenvolver sistemas de informações que nos permitam reservar os interesses do país dessa espionagem que, certamente, vai se repetir", destacou, ao se referir às denúncias de espionagem conduzida pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), que tiveram como alvo a presidenta Dilma Rousseff, assessores e a Petrobras.
O governo brasileiro e o Parlamento têm apresentado pedidos de mais informações a respeito da espionagem. Nas duas últimas semanas, o apelo tem sido reforçado pelas autoridades brasileiras, mesmo diante da garantia dada pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que esteve no Brasil, de que o objetivo do monitoramento feito pelos Estados Unidos é garantir segurança e combate ao terrorismo.
Na semana passada, senadores instalaram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, para investigar as denúncias e as explicações de autoridades do governo Barack Obama. Há dois dias, o colegiado decidiu convidar o jornalista britânico Glenn Greenwald, responsável pelas denúncias de que a agência americana, e o seu companheiro, David Miranda, para explicar mais detalhes do caso.
Os senadores também querem ouvir autoridades brasileiras e convidaram, para a próxima semana, a presidenta da Petrobras, Graça Foster, e a diretora da Agência Nacional de Petróleo, Magda Chambriad.
Apesar do clima de indisposição e do suspense em torno da viagem da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, a chefe do Executivo confirmou ontem (11) que estará na abertura da sessão anual da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), no próximo dia 23.
Ontem (11), o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, reuniu-se com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice. Apesar de reconhecer como legítimas as preocupações brasileiras, a representante do departamento norte-americano alertou que há uma "distorção" da imprensa nos relatos sobre o caso.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/kdt/pklHSf

Espalhe:

Comentário(s)



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2016 © MAXX Internet - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o portal